Pages

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Como arrumar a mesa para um jantar formal Dicas para arrumar os principais itens de uma mesa de jantar e receber seus convidados em alto estilo

Receber é uma arte e para ser uma boa anfitriã, a regra mais importante é fazer seus convidados se sentirem à vontade em sua casa. Mas para garantir o sucesso da recepção em uma ocasião mais elegante e elaborada, saber como arrumar a mesa, onde colocar e quais pratos, talheres e copos pode fazer toda a diferença.
Veja algumas dicas para arrumar os principais itens de uma mesa de jantar formal em seu devido lugar e receber seus convidados em alto estilo.

Pratos

Os pratos para jantar formal devem ficar empilhados em ordem de uso, prato principal, prato para entrada sobre ele. Na base vai o sousplat (pronuncia-se suplá), que serve somente de enfeite e deve ser colocado sobre a toalha ou jogo americano, antes dos pratos de porcelana e retirado quando a refeição terminar para dar lugar ao prato de sobremesa.Pode ser colocado um pratinho para o pão e sobre ele, uma faca de sobremesa. Esse pratinho deve ficar à esquerda do prato de refeição.

Talheres

A ordem dos talheres para jantar formal segue a ordem do cardápio, de fora para dentro. As colheres ficam sempre à direita, assim como as facas que devem ficar com o corte voltado para o prato. O garfos vão sempre à esquerda.
Os talheres de sobremesa devem ser posicionados acima do prato. O cabo da colher fica virado para a direita, e o garfo fica logo abaixo, virado para a esquerda.

Copos

O correto é colocar apenas quatro copos na mesa: para água, vinho tinto, vinho branco e champanhe. Os copos para jantar formal devem ser dispostos do maior para o menor, da esquerda para a direita. Se for servir apenas um tipo de vinho, coloque somente uma taça. Pode-se usar copos de um mesmo jogo de cristal ou copos de vários jogos misturados, mas desde que eles combinem entre si, com a toalha e as louças.

Guardanapos

Os guardanapos de pano podem dar um pouco mais de trabalho porque depois precisam ser lavados, mas eles deixam a mesa muito mais elegante. Há diferentes maneiras de dobrar os guardanapos para jantar formal, mas o importante é que estejam bem apresentáveis à esquerda do garfo ou dobrados no centro do prato.

0 comentários:

Postar um comentário