Pages

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Champagne: Cure-se com Glamour!!


Beber champagne de forma moderada e responsável é mais do que um gesto de elegância e sofisticação.
Em doses equilibradas, consumir champagne e outros tipos de espumantes significa adquirir saúde.
Isso porque a bebida possui inúmeros compostos benéficos ao organismo, favorecendo à longevidade do Ser Humano.


Nos últimos anos a ciência médica realizou estudos que comprovam as vantagens dessa virtuosa bebida.
De acordo com recentes pesquisas, o champagne é um poderoso auxiliar no combate a derrames, ao mal de Alzheimer e doença de Parkinson.


Mas os pontos positivos do champagne não param por aí!
Essa saborosa bebida, juntamente com a maioria dos espumantes, relaxam e melhoram o humor, bastando pequenas e regulares doses.


  • A serotonina é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e alegria no Ser Humano.
  • A tiramina, substância presente em grande quantidade nos vinhos espumantes, é uma das substâncias geradoras da serotonina.

Isso significa que consumir champagne e outros espumantes aumenta a quantidade de serotonina no sangue, contribuindo para a melhoria do humor

O champagne foi reconhecido por suas virtudes medicinais no final do século XIX.
Na época, renomados médicos teriam indicado a bebida para combater inúmeros males, além de servir como um poderoso estimulante e para alegrar o espírito e fortalecer o corpo.
O champagne também é um poderoso remédio, porém, algumas dicas sobre a bebida potencializam os seus benefícios no organismo:

  1. Beba com moderação
  2. Apenas uma taça de 180 ml ao dia é suficiente para ativar os efeitos do champagne para a saúde. Mas se você pensa em ingerir uma dose maior da bebida, evite ultrapassar três taças, pois o excesso de álcool no sangue pode provocar mal-estar e até a impotência sexual masculina temporária.

  3. Lembre-se dos espumantes quando precisar relaxar
  4. Se você anda tenso ou preocupado com problemas, lembre-se que o champagne e os espumantes possuem um efeito relaxante. Uma pequena dose é capaz de aliviar a tensão do corpo e distanciar a mente dos problemas.

  5. Alterne o champagne com a água
  6. Onde houver uma garrafa de champagne, deve haver uma jarra de água; alterne as doses da bebida com pequenas doses de água. Como o champagne é uma bebida diurética, ele provoca a eliminação de água do organismo, quebrando o balanço de líquidos do corpo - principal causa da dor de cabeça e da ressaca.

  7. Comemore com champagne
  8. O champagne é uma das principais bebidas de comemoração, portanto, comemore o seu encontro, a sua promoção, o seu aniversário ou até mesmo o seu amor com uma boa taça de champagne. Nada mais romântico e refrescante do que um bom espumante!


Moral da história:

"Só as pessoas sem imaginação não conseguem encontrar um motivo para beber champagne"
Oscar Wilde



DICAS SOBRE CHAMPAGNE:

O Que é Uma "Grande Marque"

Uma "Grande Marque" significa literalmente, uma grande marca ou um nome famoso e esta fama pode derivar tanto da qualidade quanto da quantidade. Na apelação de Champagne, no entanto, existe uma organização específica ou um clube, que desde 1964 é conhecido como o "Syndicat des Grandes Marques de Champagne", sendo que seus 24 membros são responsáveis por 60% de todos os Champagnes vendidos pelos 256 "negociants-manipulants" registrados. São eles:

Ayala Moët & Chandon

Billecart-Salmon Mumm

Bollinger Joseph Perrier

Canard-Duchêne Perrier-Jouët

Deutz Piper-Heidsieck

Gosset Pol Roger

Charles Heidsieck Pommery

Heidsieck & Monopole Roederer

Krug Ruinart

Lanson Salon

Laurent-Perrier Taittinger

Mercier Veuve Clicquot

Agora um pouquinho melhor para ajudar na compra desses preciosos

Moët & Chandon Brut Imperial
Marca clássica, de cor clara. Champanhe delicado com leve toque de frutas, principalmente maçã verde.

Cuvée Dom Pérignon
O nome homenageia o abade que teria inventado o champanhe. Seu aroma tem forte presença de nozes e avelãs.

Taittinger
Uma das poucas casas que continuam com estrutura familiar. A bebida tem cor clara, perlage discreta mas persistente e aromas de frutas, com destaque para o abacaxi.

Pol Roger
Uma das melhores marcas do mercado. Tem boa estrutura, com aromas de frutas frescas e ácidas e sabor intenso, que lembra pão e damasco.

Salon
Produzido apenas em anos de safra excepcional com uvas Chardonnay. Desde 1911, apenas 31 safras foram engarrafadas. Aromas cítricos marcam presença.

Cuvée Lanson
Fundada em 1760, essa casa produtora faz um dos champanhes mais finos e elegantes. Tem tom amarelo-claro e forte intensidade de perlage, aquelas bolinhas que se formam e são sinal da boa qualidade da bebida.

Gosset
Uma das casas mais antigas, produz uma bebida encorpada, de cor mais intensa (amarelo-ouro) e aroma (pão tostado).

Piper-Heidsieck
Cheio de aromas, tem espuma branca abundante e grande quantidade de perlage.

Krug
A preferida do escritor Ernest Hemingway e da atriz Ava Gardner. Tem produção pequena, de cerca de 400 000 garrafas por ano. Portanto, pode faltar às vésperas da festa.

Duval Leroy
Pouco badalada no país, essa marca de qualidade tem um amarelo mais
acentuado, boa estrutura e aroma de pão tostado.

Ruinart
Uma das marcas pioneiras no uso de grandes túneis no subsolo para guardar a bebida. Ideal como aperitivo ou para acompanhar uma refeição leve.

Bollinger
Seus aromas são ricos e abundantes, lembram mel, frutas vermelhas, como groselha, e, na boca, sabores de frutas secas e um pouco de baunilha.

Veuve Clicquot Ponsardin
Tem aroma maduro que combina, com harmonia, mel, avelãs e notas florais. Vai bem com frutos do mar e peixes.

La Grande Dame
É elegantemente seco, com cor amarelo-clara e aromas variados de frutas com um leve toque de pão. A versão rosé, magnífica, deve acabar logo. Ir ao prazer.

 Dicas para servir Champagnes 

 

Para servir um champagne deve-se ter atenção a alguns preceitos básicos. O primeiro diz respeito à temperatura, que deve se situar em torno dos 8ºC, podendo chegar a 10ºC. Para os grandes champagnes safrados pode chegar a 14ºC. Para se atingir esta temperatura, bastam cerca de 20 a 30 minutos num balde com água e gelo ou três horas de refrigerador. Não coloque seu champagne no freezer.

As taças recomendadas são as "flutes" de cristal, por conseguirem diminuir a superfície de vinho em contato com o ar, e assim manter suas características de "perlage" por muito mais tempo.
A "perlage" é simplesmente a coroa de espuma formada pelas bolhas de gás carbônico no topo da taça. Atenção na hora de abrir a garrafa, não permitindo o estouro da rolha, pois isto tem como conseqüência a perda das preciosas borbulhas. Abra a garrafa como um suspiro. Copos resfriados pelo próprio vinho evitam a espuma exagerada e favorecem a "perlage". Um bom champagne deve ter as fileiras de gás mais finas possíveis, subindo com força e constantemente.
É falsa a idéia de pensar em servir o champagne durante toda refeição ou festa. O champagne é antes de tudo um vinho e devemos procurar a harmonia entre os pratos, os momentos e as pessoas. 

PROTOCOLOS:
Detalhes a observar no momento da aquisição
a) Denominação da região visível
b) Marca registada
c) Nome e designação social do produtor, bem como sede da empresa
d) Graduação alcoólica
e) Capacidade
f) A rolha deve estar igualmente identificada
g) A palavra champanhe deve estar inclusa na etiqueta
A que temperatura deve ser servido?
O champanhe deve ser servido bastante frio entre 6 a 8 graus e é um vinho que pode acompanhar as mais variadas refeições. A regra diz que em princípio se serve primeiro o vinho mais jovem. Um “brut” pode ser servido em qualquer ocasião, por ser mais refrescante, uma vez que tem menos açúcar.
Classificação:
a) Bruto natural: menos de 3 gramas de açúcar por litro
b) Brut: de 0 a 20 gramas de açúcar por litro
c) Seco: de 20 a 30 gramas de açúcar por litro
d) Semi-seco: de 30 a 60 gramas de açúcar por litro
e) Doce: mais de 50 gramas de açúcar por litro 


0 comentários:

Postar um comentário